Imagem exclusiva em comeração aos 60 anos de A.A. na PB.
“Álcool e outras drogas” é o tema principal do XVI Seminário para Profissionais e Amigos de A.A. - Alcoólicos Anônimos, que acontecerá no próximo dia 29 de agosto deste ano, das 13h00 às 17h30, no Auditório da Asplan-Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro, de João Pessoa.
O objetivo do evento é fornece uma visão clara, concisa e completa da Irmandade e de seu Programa de Recuperação a todos aqueles que, por suas funções profissionais e sociais lidam direta e indiretamente com o alcoolismo e outras dependências químicas.
De acordo com o Coordenador do CTO-Comitê Trabalhando com os Outros de A.A., Matias C., poderão participar médicos clínicos gerais e médicos psiquiatras; enfermeiros; psicólogos, psicanalistas e terapeutas; agentes comunitários de saúde e agentes de combates ás endemias; estudantes universitários em formação profissional; sociólogos, assistentes sociais; gerentes de recursos humanos e administradores, entre outros.
“Na ocasião, profissionais e amigos que nos conhecem mostrarão a outros profissionais que ainda não conhecem como o Programa de A.A. se encaixou com os objetivos de suas respectivas empresas e áreas na prevenção e recuperação do problema do alcoolismo”, explicou.
O consumo indevido de álcool e drogas está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito.
Segundo a OMS, além de progressivo, com terminação fatal na loucura ou na morte prematura, o alcoolismo também é incurável. Devido à sua gravidade todos os recursos precisam ser conjugados para aumentar as possibilidades de recuperação dos portadores. A experiência tem demonstrado que a cooperação entre a medicina, psicologia, serviço social, justiça governo e Alcoólicos Anônimos
tem produzido resultados satisfatórios do que o esforço isolado de qualquer um desses setores.
Comemorativo aos 60 anos de existência dos Alcoólicos Anônimos da Paraíba, o XIV Seminário para Profissionais e Amigos abordará os seguintes temas
Os Custódios Não Alcoólicos e os Amigos de A.A.; O Alcoolismo e a qualidade de vida; O Alcoolismo e a Droga Álcool na Visão da Psiquiatria; Por que as pessoas bebem?; e Os 12 Passos de A.A. e seu Emprego nos Grupos de Ajuda Mútua.
Pelo menos 200 pessoas devem participar do seminário. Os profissionais interessados no evento não precisarão despender absolutamente nada. Tanto a inscrição quanto as palestras serão inteiramente grátis, e os presentes receberão um certificado de participação. Os formulários de inscrição podem ser obtidos através do e-mail institucional: cto@area03pb.aa.org.br.
Mais informações pelos telefones 83-3212-0578 e 83-98702-9285 (Whatsapp).
P R O G R A M A Ç Ã O
13:00 – Recepção
13: 15 – Abertura – Formação da Mesa e Palavra dos Convidados
13h:30 – Tema: “Os Custódios Não-Alcoólicos e os Amigos de A.A.”
Coordenador: Fernando V.
Palestrante: Dra Lívia Guimarães, Presidente da JunAAB
13:50 – Painel: Perguntas & Respostas
14:05 – Tema: “O Alcoolismo impacta na qualidade de vida da família?”
Coordenador: Fernando V.
Palestrante: Dr. Fernando Lima, Psicólogo
14:25 – Painel: Perguntas & Respostas
14:40 – Tema: “O Alcoolismo e a Droga Álcool na Visão da Psiquiatria”
Coordenador: Fernando V.
Palestrante: Dr. Edvaldo Brilhante, Médico Psiquiatra
15:00 – Painel: Perguntas & Respostas
15:15 – Coffe Break
15:35 –Tema: “Por que as pessoas bebem?”
Coordenador: Fernando V.
Palestrante: Dr. Medeiros, psicólogo da Cagepa
15:55 – Painel: Perguntas & Respostas.
16:10 – Tema: “Os 12 Passos de A.A. e seu Emprego nos Grupos de Ajuda Mútua”
Coordenador: Fernando V.
Palestrante: Luiz Carlos, Custódio Alcoólico da Região Nordeste
16:30: Painel: Perguntas & Respostas
16:45 – Formação da Mesa e Palavras finais dos convidados
17:00 – Encerramento.
REDAÇÃO - Por: Paulo César Gomes Cabral.